Como montar uma Loja de Roupas

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Conheci algumas pessoas que resolveram montar uma Loja de Roupas, mas não se preocuparam com questões muito importantes e acabaram fechando e amargando um prejuízo sem mesmo saber o porquê. Para que você aumente as possibilidades de sucesso de seu empreendimento, precisará tomar cuidado com algumas questões como:

  • Defina o seu público-alvo: o primeiro passo é definir qual é o perfil do cliente que você deseja atender. Desta forma, você terá mais sucesso na escolha do mix de produtos, preço-alvo, localização da loja e ambiente interno. Procure estabelecer:
    • Faixa etária dos clientes
    • Gênero (masculino, feminino, infantil …)
    • O que fazem, quais lugares frequentam
    • Renda média
  • Estabeleça para quais ocasiões de uso as roupas que estarão na loja irão atender: festa, dia a dia, trabalho, casual …
  • Pesquise os preços praticados no mercado. A partir das informações levantadas acima, você já pode verificar por quanto outras lojas estão vendendo cada tipo de roupa. Procure planilhar tudo, pois estas informações serão muito importantes para próxima etapa.
  • Faça agora um levantamento de quanto irá lhe custar cada uma das peças de roupa que você pesquisou. A partir do preço de venda e do custo das roupas, calcule a margem bruta que você irá conseguir.
  • A escolha certa do Ponto Comercial fará toda a diferença no resultado de sua Loja. Se você errar aqui, só haverá uma coisa a fazer, mudar de Ponto antes de ir à bancarrota. A Loja precisa estar onde seu público-alvo frequenta, mas também deves ficar atenta ao custo do aluguel.
  • Faça o levantamento do custo de montagem da Loja. Fique atenta aos custos com reforma, iluminação, móveis e equipamentos de informática.
  • Faça o levantamento do valor necessário para aquisição do primeiro estoque. O estoque será o que mais pesará na necessidade capital de giro da Loja.
  • Faça projeções de lucro contemplando todas as despesas a partir de várias faixas de faturamento. Para isso, lembre-se de contemplar as seguintes despesas:
    • Impostos
    • Custo das mercadorias
    • Embalagem
    • Salário e comissões da equipe
    • Encargos com salários (FGTS, Inss, férias …)
    • Aluguel e condomínio
    • Publicidade
    • Contador
    • Mensalidade do sistema de informática
    • Limpeza e pequenas manutenções
    • Telefone e Internet
    • Energia elétrica
    • Taxa do cartão de crédito
  • Por fim, lembre-se que você irá comprar muitas vezes com prazo de pagamento curto, terá que considerar o tempo necessário para vender e depois disso o tempo até receber do cliente. Para isso, você deve contar com o que chamamos de Capital de Giro.

Tomando todos estes cuidados, você estará muito mais próximo do sucesso do que do fracasso. Caso você não saiba como executar alguma dessas etapas, procure um especialista para lhe auxiliar. Certamente você ficará mais satisfeita com seu projeto.