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Você encontrará na Internet vários artigos sobre este assunto, porém muitos discorrem de forma muito vaga sobre o tema. Aqui iremos procurar lhe explicar o que ninguém aborda. Vamos os pontos então:

1. A Empresa:
– Avalie o tempo de mercado. Verifique se você não está lidando com aventureiros. Não necessariamente ser nova no segmento de franquias, significa algo ruim, mas uma Empresa nova no mercado pode não ser um bom negócio.
– Avalie também a situação financeira da Empresa. Não se engane, existem muitos no mercado oferendo franquias e com sérias dificuldades financeiras. Você não vai querer entrar em um negócio e ver seu principal fornecedor desaparecer da noite para o dia. Já vi muitos franqueados quebrarem por esse motivo.
– Verifique se existe uma estrutura da área de varejo condizente com o projeto. Consultores de campo, pessoas de RH e treinamento, área de Expansão, área de planejamento, área de marketing, desenvolvimento de produto. Isso tudo faz uma grande diferença no sucesso da franquia.
– Origem dos produtos. Franquias onde a origem dos produtos é praticamente de importados devem ser vistas com muita atenção, pois você estará à mercê das variações cambiais. Isso pode inviabilizar seu negócio. Fique esperto, mesmo que a franquia lhe diga que não vai repassar este custo, não confie.

2. O Estudo de Viabilidade:
– A franquia precisa lhe entregar um estudo. Um DRE (demonstrativo de resultado) pelo menos. Se não lhe entregarem nada, já é um grande sinal que você pode estar entrando num barco furado.
– Avalie se a projeção de vendas é factível. Pesquise a venda de seus concorrentes no mesmo local, a venda de outras lojas no entorno. Peça a franqueadora o histórico de vendas de outras lojas da rede e confirme com outros franqueados. Muitas vezes, as projeções feitas pelas franqueadoras são superestimadas.
– Avalie se todas as despesas estão coerentes. Foque especialmente as despesas com custo de pessoal e custo de shopping. Discuta muito esses pontos com a franqueadora.
– Por fim, o custo das mercadorias e o markup. Neste ponto, você deve ter extremo cuidado. Para avaliar se o custo é adequado, sempre inclua na conta os custos com Royalties, Taxa de Propaganda e Frete. Pergunte a franqueadora qual é o markup inicial, qual é o markup médio em um ano e qual é o markup de liquidação. Quando um negócio liquida muito ou quando lhe dizem que não liquida nada, desconfie. Compare o markup com outras empresas. Este, muitas vezes, é a diferença entre o lucro e o prejuízo.

3. O Ponto Comercial:
– Se aqui você errar, não haverá markup que te segure. Compare o público alvo da marca com o público que frequenta o shopping. Avalie o fluxo do local. Se muitos pontos estiverem com Tapume, não é um bom sinal. A localização dentro do shopping também é de extrema importância, evite zonas periféricas.

4. Capital de Giro e Tempo de Retorno:
– Muitas franquias, quase todas, demonstram o tempo de retorno com base no DRE e esquecem esse grande detalhe. Com isso, dificilmente, o tempo de retorno será igual ao apresentado. Apure bem quanto você precisará de dinheiro para aplicar em estoque e financiar clientes. Calcule o tempo de retorno com base no Fluxo de Caixa.

Fique esperto. Franquia é um bom negócio, mas você precisa escolher bem. Avalie com a razão é não com a emoção. Se você não domina os temas acima, o melhor a fazer é contratar um especialista para lhe orientar. Não tenha dúvida, o investimento valerá a pena.