Nossa Metodologia de Consultoria para Gestão de Varejo

Planejamento Orçamentário

O Planejamento é a base do nosso trabalho. A partir dele, diagnosticamos o negócio e definimos as ações que entendemos ser necessárias. Toda empresa precisa de planejamento para prosperar.

Na prática, quando iniciamos o trabalho em um novo cliente, solicitamos previamente algumas informações que auxiliarão no planejamento. Após essa etapa, nos reunimos com o cliente e elaboramos o mesmo.

No momento do planejamento, alinhamos com o cliente a previsão anual de vendas, definimos o markup para cada mês e alinhamos a previsão de despesas. Com essa etapa concluída, temos então o DRE projetado para o ano. A partir dele, apuramos a capacidade de geração de caixa do negócio e avaliamos se as despesas estão alinhadas as práticas de mercado.

Mensalmente, apuramos o resultado do mês anterior e promovemos uma reunião de avaliação de resultados. Nesta reunião, analisamos o DRE com comparativo entre efetivo, previsto e mesmo período do ano anterior. Além do DRE, elaboramos um Balanço Gerencial, muito importante para o monitoramento da saúde financeira da Empresa.

Por último, elaboramos o que chamamos de Boletim de Desempenho. Este possui um resumo do desempenho operacional e financeiro e é entregue ao cliente em formato PDF.


Planos de ação

Semanalmente, fazemos contato com o cliente e, com o suporte de nosso APP, definimos as ações que se fizerem necessárias, além dos planos gerados nas reuniões mensais.

Assim que iniciado o trabalho, criamos um grupo de Whatsapp incluindo todas as pessoas envolvidas no trabalho com a consultoria, tornando a comunicação fluida.

Interagimos constantemente com a equipe, monitorando, avaliando cenários e definindo ações. O monitoramento e as ações têm como foco áreas como vendas, desempenho dos vendedores, desempenho de produtos, compras e finanças.

Capitalizamos as experiências obtidas com todas as lojas, marcas e regiões atendidas para garantir ao cliente uma diversidade de opções de ações com riscos calculados e demonstração das vantagens e desvantagens, assegurando que as decisões tomadas estejam fundamentadas e sejam as melhores para o negócio no momento.


Acompanhamento e Controle

Disponibilizamos diversas ferramentas de suma importância para acompanhamento e controle do negócio. As ferramentas estão divididas em três grupos: 1. relatórios personalizados enviados diariamente para a equipe de gerentes, supervisores e diretoria; 2 aplicativo para IOS e Android; 3. portal web com diversas ferramentas de controle e análise.

As ferramentas permitem o acompanhamento e análise das lojas a partir de três perspectivas: vendedores, produtos, clientes. Elas possibilitam que a equipe possa facilmente acompanhar como estão as vendas, ticket médio, preço médio, peças por atendimento, taxa de conversão, markup, cobertura dos estoques, desempenho por categoria de produtos, produtos com ruptura de grade/cor, entre muitos outros. Estará disponível também nosso Cubo, um pequeno BI que permite ao usuário poder criar suas próprias análises com liberdade.

As ferramentas são frequentemente revisadas e aperfeiçoadas para disponibilizarem ao cliente sempre tecnologia atualizada e aderente às necessidades do mercado, visto que este está sempre mudando e exigindo que todos estejam constantemente evoluindo.

Entre em contato e comece hoje mesmo as mudanças que sua loja precisa!